A Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça é uma instituição pública
da rede estadual de ensino, localizada no bairro do Eustáquio Gomes, Ao lado da
antiga Telasa, R. K Um, S/N - Cidade Universitária, Maceió - AL, 57072-000.A
escola tem alunos do ensino fundamental, das series iniciais até as finais,
ensino médio e ensino de jovens e adultos (EJA).
2. Instalação
de ensino
·
15 salas de aulas
·
Sala de diretoria
·
Sala de professores
·
Laboratório de informática
·
Laboratório de ciências
·
Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional
Especializado (AEE)
·
Quadra de esportes coberta
·
Cozinha
·
Biblioteca
·
Sala de leitura
·
Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
·
Sala de secretaria
·
Banheiro com chuveiro
·
Refeitório
·
Despensa
·
Almoxarifado
·
Pátio coberto
·
Pátio descoberto
·
Área verde
3. Equipamentos
- TV
- DVD
- Copiadora
- Impressora
- Aparelho
de som
- Projetor
multimídia (datashow)
ETAPA:
9º anos |
PERÍODO: 1ª QUIZENAL, março |
COMPONENTES
CURRICULARES ENVOLVIDOS: LÍNGUA PORTUGUESA |
DOCENTES
ORIENTADORES: GERSON
FERREIRA MÉRCIA ISABEL |
TEMA
NORTEADOR: O aumento da violência
doméstica em tempos de pandemia. |
|
HABILIDADES: (EF89LP32), Analisar os efeitos de sentido
decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade e das variantes
linguísticas e atualidade. (EF69LP56) ) Fazer uso consciente e reflexivo
de regras e da norma-padrão em
situações de fala e escrita nos diversos contexto em que a linguagem for
empregada. (EF69LP54) Inferir o sentido de uma palavra
ou expressão no texto. (EF69LP03) - Garantir
que os estudantes compreendam a relação de sentido, entre os recursos verbais e não
verbais
|
|
Caro estudante,
Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais,
durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com
responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para
tirá-las com o professor, nos momentos programados. |
|
ANTOLOGIA: SITES, BLOGS, ARTIGOS CIÊNTÍFICOS, REVISTAS,
JORNAIS, ETC. |
|
ATIVIDADES:
acesse a atividade através do link abaixo https://forms.gle/K3DWTe975YwQdVFs6
|
|
REGISTRO: |
|
AVALIAÇÃO: 1.
Avaliar as partes
estruturais da linguagem, obtendo um diagnóstico parcial da interação
linguística em seu habitat em meio ao cenário atual. 2. Leitura e interpretação a partir de
recursos verbais e não-verbais. 3. Análise e sentido produzido pelos
elementos sequenciadores.
_____________________________xxx______________________________________ Língua Portuguesa – 9º anos – 1ª atividade março Aluno:_________________________________________ turma:________________ Profs.
Gerson Silva e Mércia Isabel Texto I Observe a imagem abaixo: Texto II Dois minutos é o
intervalo de tempo para que mais uma mulher seja vítima de violência
doméstica no Brasil; onze para que a próxima seja estuprada; duas horas para
que outra seja morta. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ainda
apontam que, em 88,8% dos casos de feminicídio, o autor é o companheiro ou
ex-companheiro. Entre as vítimas, 61% delas são mulheres negras. Questão 1 Pelo teor e característica esta imagem faz alusão a um fato muito presente nos lares brasileiros, principalmente, no cenário atual, com suas palavras argumente sobre essa realidade: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________. Questão 2 Por que a mulher não deixa o
companheiro na primeira agressão? Comente: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Questão 3 O que é a violência contra a mulher? a) É apenas agressão física contra a pessoa feminina b) É uma forma única de discriminação contra os
aspecto feminino c)
Violência contra a mulher são diversos tipos de violência – desde
assédio moral até homicídio – que se manifestam contra ela porque ela é
mulher. É uma forma de violência de gênero, ou seja, quando uma pessoa é
agredida por ser – mulher,
transexual, travesti, homossexual – pelo sexo oposto. d) Trata-se de uma forma de racimo em decorrência da cor e
aparência apenas. Questão 4 Aponte alguns motivos pelos quais os índices de
violência doméstica tem aumentados nos lares:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Questão 5 São tipos de violência contra a mulher, excerto: A) Doméstica B) Sexual C) Física D) Cor e raça E) Cor dos olhos Questão 6 Em: “ Entre
as vítimas, 61% delas são mulheres negras.” O número percentual está no
plural para concordar com o núcleo verbal: negras ( ) certo (
) errado
Questão 7
No texto II a
expressão: “Dois minutos é o intervalo de tempo para que mais uma mulher seja
vítima de violência doméstica no Brasil; (...) o autor do texto dissertativo
argumentativo expõe: a)
Fato b)
Opinião c)
Uma
teoria do caus d)
Uma
crítica Questão 8
As informações presentes nos texto I e II
acima se opõe contextualmente em relação aos fatos apresentados a)
( ) certo b)
( ) errado Questão 9
As imagens presentes
nos textos anteriores têm características predominantemente a)
Narrativas
porque conta uma história passada; b)
Descritivas
porque a presenta características, informações sobre uma realidade atual; c)
Emotiva
porque visa emocionar as pessoas d)
NDA
Questão 10
Tendo o texto acima
meramente motivador exponha sua opinião sobre o tema: Agressões domésticas em
tempos de pandemia. Seu texto deverá obedecer os princípios da norma
gramatical. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
|