sexta-feira, 19 de março de 2021


1ª reunião com os bolsistas
Resumo da nossa primeira reunião. Nossa reunião de teve início às 18:00 e se estendeu até às 19:15 hrs. Hoje foi o primeiro encontro apenas os bolsistas que são orientados por mim,  professora Mércia Isabel. Todos compareceram: 
1. DAPHINE ALVES SILVA SANTOS      
2. JAINE DA SILVA OLIVEIRA NERI 
3. JOSÉ MATEUS BEZERRA DA SILVA
4. LAVINYA MARIA FERREIRA TEODÓSIO 
5. LETÍCIA MONTEIRO DOS SANTOS
6. LUCAS HENRIQUE DE OMENA 
7. NATHALLY ACIOLE PIMENTEL 
Começamos com o detalhamento sobre  a Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça, na qual ministro minhas aulas. e que bolsistas irão acompanhar duas turmas do 9° ano. 


1. Identificação da escola

 

A Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça é uma instituição pública da rede estadual de ensino, localizada no bairro do Eustáquio Gomes, Ao lado da antiga Telasa, R. K Um, S/N - Cidade Universitária, Maceió - AL, 57072-000.A escola tem alunos do ensino fundamental, das series iniciais até as finais, ensino médio e ensino de jovens e adultos (EJA).

2. Instalação de ensino

·         15 salas de aulas

·         Sala de diretoria

·         Sala de professores

·         Laboratório de informática

·         Laboratório de ciências

·         Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE)

·         Quadra de esportes coberta

·         Cozinha

·         Biblioteca

·         Sala de leitura

·         Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida

·         Sala de secretaria

·         Banheiro com chuveiro

·         Refeitório

·         Despensa

·         Almoxarifado

·         Pátio coberto

·         Pátio descoberto

·         Área verde

3. Equipamentos

  • TV
  • DVD
  • Copiadora
  • Impressora
  • Aparelho de som
  • Projetor multimídia (datashow)

4. Meu horário – 2021

Meus dias: segunda-feira
                   terça-feira
                   quinta-feira
Aulas no meet : segunda – feira das 13h30 às 15h00

Turmas: 9º T01 com 38 alunos
              9º T02  com 34 alunos

5. Roteiro de estudos

ETAPA: 9º anos

PERÍODO:  1ª QUIZENAL, março

COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:

 LÍNGUA PORTUGUESA

 

DOCENTES ORIENTADORES:

GERSON FERREIRA

 MÉRCIA ISABEL

TEMA NORTEADOR:  O aumento da violência doméstica em tempos de pandemia.

HABILIDADES:

(EF89LP32), Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade e das variantes linguísticas e atualidade.

(EF69LP56) ) Fazer uso consciente e reflexivo de regras e  da norma-padrão em situações de fala e escrita nos diversos contexto em que a linguagem for empregada. 

(EF69LP54) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no texto.

 (EF69LP03) - Garantir que os estudantes compreendam a relação de sentido, entre os recursos verbais e não verbais

 

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados.

 

ANTOLOGIA:

 SITES, BLOGS, ARTIGOS CIÊNTÍFICOS, REVISTAS, JORNAIS, ETC.

 

ATIVIDADES: acesse a atividade através do link abaixo

https://forms.gle/K3DWTe975YwQdVFs6

 

 

 

 

REGISTRO:

 

 

 

 

AVALIAÇÃO:

1.       Avaliar as partes estruturais da linguagem, obtendo um diagnóstico parcial da interação linguística em seu habitat em meio ao cenário atual.

2.      Leitura e interpretação a partir de recursos verbais e não-verbais.

3.      Análise e sentido produzido pelos elementos sequenciadores.

 

 _____________________________xxx______________________________________

 

Língua Portuguesa – 9º anos – 1ª atividade março

Aluno:_________________________________________  turma:________________

Profs. Gerson Silva e Mércia Isabel

 

Texto I

 

 Observe a imagem abaixo:

Feminicídio e violência doméstica: sete perguntas e respostas sobre o tema


 

Texto II

Dois minutos é o intervalo de tempo para que mais uma mulher seja vítima de violência doméstica no Brasil; onze para que a próxima seja estuprada; duas horas para que outra seja morta. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ainda apontam que, em 88,8% dos casos de feminicídio, o autor é o companheiro ou ex-companheiro. Entre as vítimas, 61% delas são mulheres negras.

 

 

Questão 1

 

Pelo teor e característica esta imagem faz alusão a um fato muito presente nos lares brasileiros, principalmente, no cenário atual, com suas palavras argumente sobre essa realidade:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Questão 2

Por que a mulher não deixa o companheiro na primeira agressão? Comente:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

Questão 3

O que é a violência contra a mulher?

a)  É apenas agressão física contra a pessoa feminina

b)  É uma forma única de discriminação contra os aspecto feminino

c)   Violência contra a mulher são diversos tipos de violência – desde assédio moral até homicídio – que se manifestam contra ela porque ela é mulher. É uma forma de violência de gênero, ou seja, quando uma pessoa é agredida por ser – mulher, transexual, travesti, homossexual – pelo sexo oposto.

d)  Trata-se de uma forma de racimo em decorrência da cor e aparência apenas.

Questão 4

Aponte alguns motivos pelos quais os índices de violência doméstica tem aumentados nos lares: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

 

Questão 5

Combate à violência contra a mulher - pôster russo


 

São tipos de violência contra a mulher, excerto:

A)   Doméstica

B)   Sexual

C)   Física

D)   Cor e raça

E)   Cor dos olhos

 

 

Questão 6  

 

Em: “ Entre as vítimas, 61% delas são mulheres negras.” O número percentual está no plural para concordar com o núcleo verbal: negras

(   ) certo       (  ) errado

 

 

Questão 7

 

No texto II a expressão: “Dois minutos é o intervalo de tempo para que mais uma mulher seja vítima de violência doméstica no Brasil; (...) o autor do texto dissertativo argumentativo expõe:

a)    Fato

b)    Opinião

c)    Uma teoria do caus

d)    Uma crítica

Questão 8 

 

 As informações presentes nos texto I e II acima se opõe contextualmente em relação aos fatos apresentados

a)    (  ) certo

b)    (  ) errado

Questão 9

 

As imagens presentes nos textos anteriores têm características predominantemente

a)    Narrativas porque conta uma história passada;

b)    Descritivas porque a presenta características, informações sobre uma realidade atual;

c)    Emotiva porque visa emocionar as pessoas  

d)    NDA

 

Questão 10

https://revistaumoitozero.com.br/wp-content/uploads/2020/09/capac-1140x600.png


 

Tendo o texto acima meramente motivador exponha sua opinião sobre o tema: Agressões domésticas em tempos de pandemia. Seu texto deverá obedecer os princípios da norma gramatical.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  



Os apresentei também,a interação dos professores com a direção/coordenação e vice-versa, a  atualização do plano de ação da escola, apresentação dos cronogramas, divulgação de lives, cursos e encontros formativos, entre outras. 
Por fim, convidei os bolsistas, para observar minhas aulas , que irá acontecer, na segunda-feira, ddia 22/03 , das 13h30 às 15h00  com as 2 turmas dos nonos anos, que serão feitas na plataforma do Google Meet. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  DESPEDIDA DOS PIBIDIANOS – 06/12/2021   Um final de ano letivo com livros   Em nossa última reunião, nos articulamos para consegui...