ATIVIDADE- 03/03/2021
Leitura de dois
artigos realizados no contexto do PIBID: Língua Portuguesa - edição 2018-2020:
→ Artigo 1: O
ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re)
encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.
→ Artigo 2: Pedagogia
Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura
de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira
e Luiz Fernando Gomes.
Atividade proposta:
1
- Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo:
a) momentos, marcas, sinais de
que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador;
bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta
para posturas e imposturas;
RESPOSTAS:
Imposturas: Mesmo fazendo parte do projeto de leitura, os bolsistas não tem o hábito de ler.
Posturas: Introdução de outros gêneros literários, como motivação para pôr em prática a leitura.
b) onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
RESPOSTA: O interesse dos alunos na seleção de livros para leitura, através de outros gêneros literários, como o cordel e filme. Motivando-os para uma leitura prazerosa.
b)
2 - Após leitura individual do artigo
(2), identifique:
a) Em que medida o trabalho
pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber
ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos
cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.
RESPOSTA: Habituados e levados a lerem sempre os clássicos universais, imposto pela escola, como prática de leitura, com as escolhas dos livros feita por eles viram que são capazes de fazer os próprios textos, através da transmídia, que é a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias e do mutiletramentos que partem de uma aprendizagem não somente da escrita verbal, mas também não verbal, em que as imagens predominam com efeitos motivadores e dar satisfação aos alunos enveredarem por esses caminhos mais comuns em suas vidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário