segunda-feira, 8 de março de 2021

 


                                                               ATIVIDADE- 03/03/2021


Leitura de dois artigos realizados no contexto do PIBID: Língua Portuguesa - edição 2018-2020:

→ Artigo 1: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.

→ Artigo 2: Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando Gomes.

Atividade proposta:

1 - Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo:

a) momentosmarcassinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas;


RESPOSTAS:

   Imposturas: Mesmo fazendo parte do projeto de leitura, os bolsistas não tem o hábito de ler.

 Posturas: Introdução de outros gêneros literários, como motivação para pôr em prática a leitura.

 b) onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

RESPOSTA:  O interesse dos alunos na seleção de livros para leitura, através de outros gêneros literários, como o cordel e filme. Motivando-os para uma leitura prazerosa.

b)





x



2 - Após leitura individual do artigo (2), identifique:

a) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”. 


RESPOSTA: Habituados e levados a lerem sempre os clássicos universais, imposto pela escola, como prática de leitura, com as escolhas dos livros feita por eles viram que são capazes de fazer os próprios textos, através da transmídia, que é a transmissão de uma mensagem ou história através de várias mídias e do mutiletramentos que  partem de uma aprendizagem não somente da escrita verbal, mas também não verbal, em que as imagens predominam com efeitos motivadores e dar satisfação aos alunos enveredarem por esses caminhos mais comuns em suas vidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  DESPEDIDA DOS PIBIDIANOS – 06/12/2021   Um final de ano letivo com livros   Em nossa última reunião, nos articulamos para consegui...