Reunião Geral Pibid (28/07)
A reunião geral teve início com o professor Luiz Fernando, nos falando que seriam disponibilizados 20 minutos para cada subgrupo explicitar as suas ações no programa nas últimas semanas até aquele momento. Os outros minutos do encontro seriam destinados para discussão sobre os seminários do PIBID que acontecerão em breve, como também debatermos sobre as notícias da aplicação do ensino híbrido pelas escolas da rede pública de ensino a partir do dia 16 de agosto de 2021.
Nosso subgrupo foi o primeiro a apresentar as atividades realizadas nas últimas semanas com as turmas dos 9°s anos e foram debatidos alguns temas e desafios encontrados durante o projeto até o momento. Os pbidianos decidiram ir contra a uma noção produtivista e discutiram sobre as dificuldades que estão enfrentando na iniciação à docência. Um dos pontos mais relevantes e que foram exposta durante a reunião, foi a necessidade do contato com os alunos e alunas.
Desde o início, os bolsistas sabiam que não existia ou existiria grupo no whatsapp com os estudantes e que só teríamos contato com os alunos e alunas durante as aulas no google meet. Buscando termos mais uma plataforma para discussão e compartilhamento de assuntos do cronograma letivo e outros temas, utilizando o meio digital como recurso para expandir a sala de aula, os pibidianos criaram um perfil do projeto no instagram. Mas isso não garantiu que o contato com os estudantes fosse realmente ampliado, pois começamos a trabalhar com mais três turmas dos 9°s anos, totalizando cinco turmas (T01, T02, T03, T04 e T05) na sala do google meet, além do outro professor de português dos 9°s. Ou seja, havia mais adolescentes para ter contato em apenas duas horas de aula, que era dividida pela explicação e metodologia de outro professor que não está no projeto. Logo mais, houve o bloqueio do chat das salas do google meet, desbloqueando-o apenas quando solicitado pelos professores ou por nós, pibidianos/as, reduzindo ainda mais o espaço de contato e isso infelizmente entristeceu os pibidianos.Os expliquei por não está limitado o chat (" por causa de um paga todos"), mas, foram passadas ordens pela gestão da escola, então tivemos que acatar.
Após, professora Mítia e Socorro, apresentaram as atividades realizadas até aquele momento, também comentaram sobre alguns desafios enfrentados durante o exercício de seus projetos junto aos bolsistas. Os outros subgrupos também expuseram sobre as dificuldades vivenciadas e as inquietações geradas, aprofundando ainda mais as camadas dos subprojetos.
Logo
em seguida, foi debatido sobre as informações que se têm sobre o ensino híbrido
a partir de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário